sexta-feira, 15 de março de 2013

Projecto : Cafetaria no IPO do Porto


Cafetaria no Instituto Português de Oncologia do Porto,
para a Liga Portuguesa Conta o Cancro. 2010.


Esta cafetaria surge integrada dentro de um dos pátios do complexo de edifícios do IPO, aproveitando um espaço vazio e desqualificado. O promotor, a Liga Portuguesa Contra o Cancro, pretende apoiar o IPO oferecendo condições adequadas para um momento de pausa e recuperação de energias para os funcionários e utentes da unidade hospitalar. Tratando-se de uma construção que deveria criar o mínimo de interferência nas actividades hospitalares, foi concebida com um sistema construtivo misto em metal e madeira, com vários elementos pré-fabricados.



O aproveitamento da luz natural foi considerado essencial, uma vez que muitos espaços dentro do hospital não a possuem. As fachadas são constituídas por madeira e vidro, e dotadas de elementos exteriores de sombreamento que funcionam também como um filtro, suavizando ligação visual entre a cafetaria e as construções adjacentes, muito próximas.



 A ligação com o edifício existente é assegurada por um passadiço envidraçado e fechado (foto acima). A construção tem a área total de 210 m² e espaços exteriores, ajardinados, têm cerca de 280 m².



Sem comentários:

Enviar um comentário