terça-feira, 29 de julho de 2014

Pequenas coisas - Parte 2

Móveis são uma das pequenas coisas que maior satisfação me dão ao projectar.

A simplicidade do processo permite que o resultado final seja muito próximo do concebido, e permite conciliar rigor, criatividade e custo com maior facilidade.

Este exemplo faz parte da remodelação (interior) de uma moradia. Os clientes tem muitos livros, e no quarto o único local disponível é o espaço sob a janela. Isto implicou o desenho de um móvel bastante baixo, com as medidas exactas para livros pequenos e médios.

Tinha de ser uma peça muito simples, para não entrar em conflito com outros elementos de forte personalidade, como a colcha e os numerosos quadros que fazem parte da decoração.


As duas peças de apoio, ligeiramente inclinadas para dentro e pintadas de preto, misturam-se com os livros enquanto colaboram na sua organização (e a sua posição define rectângulos em proporção dourada...  algo que uso sempre que posso).



No átrio dos quartos desta casa surge ainda uma pequena prateleira (que os clientes resolveram, para minha alegria, dedicar à poesia) onde, para além da "limpeza" visual, tentou-se resolver de outra forma o habitual problema de manter os livros na vertical.



Todos estes móveis são realizados em MDF lacado em branco pérola e negro, e tive a sorte de encontrar alguém tão perfeccionista como eu para os executar, pois a simplicidade tornaria mais evidentes quaisquer falhas de acabamento.

Em breve espero mostrar mais pequenas (e grandes) coisas.



Sem comentários:

Enviar um comentário